Foco RS Portal de Notícias da cidade, regiao, estado, pais e mundo

Sabado, 14 de Junho de 2025

Geral

Anvisa aprova importação de remédio e vacina contra varíola do macaco

Liberação é temporária e não serão necessários Consulta Pública, Análise de Impacto Regulatório

Foco RS
Por Foco RS
Anvisa aprova importação de remédio e vacina contra varíola do macaco
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A diretoria colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou nesta sexta-feira (19), o registro e a importação de medicamentos e vacinas para tratamento e prevenção contra a varíola do macaco (monkeypox) em caráter excepcional e temporário, sem a necessidade de Consulta Pública, AIR (Análise de Impacto Regulatório) e M&ARR (Monitoramento, Avaliação de Resultado Regulatório).

De acordo com a diretora da agência, Meiruze Sousa Freitas a decisão se dá devido à necessidade de conter rapidamente a doença, já considerada emergência de saúde pública de importância internacional pela OMS (Organização Mundial de Saúde). 

“Até o momento, não há, no Brasil, medicamento ou vacina registrada com a indicação de tratamento ou prevenção da monkeypox. Destaca-se também que, até o presente momento, os atuais desenvolvedores de medicamentos e vacinas para Monkeypox sinalizaram não figurar em seus respectivos planejamentos e projeções de curto prazo a intenção de submeter à Anvisa pedido de de registro ou mesmo de autorização de uso emergencial. Entretanto, tão pouco descartam a possibilidade de o cenário vir a ser diferente, no futuro”, afirmou a diretora da Anvisa em defesa do seu voto. 

Leia Também:

Além disso, Meiruze destacou que há poucos fármacos distinado à prevenção e controle da doença. “Registra-se ainda que as quantidades atualmente disponíveis de medicamentos e de vacinas, bem como a atual capacidade de fabricação instalada em diferentes partes do mundo se mostram insuficientes… Assim, é imperativo à Anvisa pensar em meios regulatórias que viabilizem à população brasileira, acesso aos medicamentos e vacinas atualmente recomendadas para o tratamento ou prevenção da monkeypox.” Com a decisão, a agência acelera a aprovação de medicamento e imuninzantes comprados pelo Ministério da Saúde para conter e tratar. 

Com a decisão, o Ministério da Saúde vai poder pedir para a agência a dispensa de registro de medicamentos e vacinas que já tenham sido aprovados para prevenção ou tratamento da monkeypox por autoridades internacionais especificadas na respectiva resolução. 

O diretor-presidente da Anvisa Antonio Barras Torres salientou que decisão nãi representa falta de regulamentação. “É importante deixar claro que a Anvisa está exercendo seu papel de agência reguladora. A dispensa de registro é um ato regulatório. E esse ato não significa a aprovação tácita do que vier. Diante de mais um desafio, estamos utilizando uma ferramenta que faz parte do exercício pleno de nossa função”, observou ele.

Com quase 3,2 mil casos, o Brasil já é o terceiro país do mundo com mais infectados com a varíola do macaco. Está atrás apenas de Estados Unidos (mais 14 mil doentes) e Alemanha (mais de 3,2 mil casos).

FONTE/CRÉDITOS: Correio do Povo
Comentários:
Foco RS

Publicado por:

Foco RS

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!