Foco RS Portal de Notícias da cidade, regiao, estado, pais e mundo

Sabado, 22 de Marco de 2025
MORETO
MORETO

Geral

Confirmada primeira morte por varíola dos macacos no Brasil

Por: Revista Oeste

Foco RS
Por Foco RS
Confirmada primeira morte por varíola dos macacos no Brasil
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira, 29, a primeira morte por varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil. O paciente estava internado no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, e morreu na quinta-feira 28.

“Trata-se de um paciente do sexo masculino, 41 anos, com imunidade baixa e comorbidades, incluindo câncer (linfoma), que o levaram ao agravamento do quadro. Ficou hospitalizado em hospital público em Belo Horizonte, sendo depois direcionado ao CTI. A causa de óbito foi choque séptico, agravada pela monkeypox“, divulgou o Ministério da Saúde, em nota.

A varíola dos macacos é transmitida de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados. A doença geralmente se resolve sozinha, e os sintomas costumam durar de duas a quatro semanas. Casos graves podem ocorrer, mas são bem menos letais que a varíola humana, erradicada em 1980.

Leia Também:

Casos em crianças

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo confirmou, na quinta-feira 28, três casos de varíola dos macacos em crianças, os primeiros nesta faixa etária no Brasil. Segundo a secretaria, as crianças estão sendo monitoradas e não há sinais de agravamento do quadro.

A confirmação dos casos ocorreu cinco dias após a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter decretado situação de emergência de saúde pública, de caráter global, para a doença.

O Estado de São Paulo é o que mais registra casos da varíola dos macacos. Até terça-feira, havia 978 casos no Brasil, 774 dos quais em São Paulo. O Brasil é o sexto país no mundo em número de casos.

Comentários:
Foco RS

Publicado por:

Foco RS

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!