Um caso de irresponsabilidade por pouco não terminou em tragédia em Blumenau na tarde desta segunda-feira (20). Uma criança de apenas um ano e 11 meses foi deixada sozinha e trancada em um carro enquanto o pai foi às compras no supermercado. Testemunhas perceberam o garoto passando mal e chamaram a Polícia Militar.
Quando a PM chegou ao estacionamento do supermercado, no bairro Victor Konder, várias pessoas estavam no entorno do veículo. O menino estava com a pele avermelhada, suando, espumava pela boca e revirando os olhos, segundo os policiais. O Samu precisou ser chamado para prestar socorro.
Quando o pai do pequeno apareceu disse aos militares que o filho ficou um minuto sozinho. Porém as câmeras de segurança mostraram o contrário. De acordo com a PM foram ao menos 10 minutos. O homem de 54 anos acabou preso em flagrante pelo crime de abandono de incapaz, com pena seis meses a três anos de detenção.
O Conselho Tutelar esteve no supermercado e, após o atendimento médico, o menino foi entregue à mãe.
No dia 9 de junho, um menino de cerca de dois anos foi encontrado sozinho dentro de uma casa do bairro Itoupava Central, em Blumenau. Uma denúncia anônima levou a Polícia Militar ao local. Os agentes acionaram o Conselho Tutelar, que acolheu o garoto.
Os policiais viram o menino através da janela. O pátio da residência estava tomado por latas de cerveja e não havia ninguém na moradia, descreveu a PM. Os profissionais entraram na residência e atenderam a criança, que estava deitada em uma cama.
A PM não encotrou documentos que pudessem identificá-la ou os pais. O Conselho Tutelar levou o pequeno para o abrigo municipal e não deu detalhes sobre o caso por conta do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Comentários: