A confirmação de um foco da doença de Newcastle em uma propriedade em Anta Gorda, no Rio Grande do Sul, levou o Ministério da Agricultura a suspender as exportações de carne de aves para 44 países. No entanto, novos testes feitos em São Paulo deram negativo, o que pode reduzir o impacto econômico no país.
A suspensão é um procedimento padrão para garantir a transparência do serviço sanitário brasileiro para países importadores. Até o momento, China, União Europeia, Argentina e México suspenderam temporariamente as compras do produto brasileiro.
Os certificados para exportação são acordos bilaterais entre países parceiros, por isso o Ministério da Agricultura revisou os Certificados Sanitários Internacionais para atender aos requisitos acordados. Os resultados dos novos testes indicam que o foco da doença é isolado no Rio Grande do Sul, o que pode permitir a retomada das exportações em breve.
O ministro da Agricultura destacou a rapidez dos novos testes e ressaltou a robustez do sistema de defesa agropecuário do Brasil.

Comentários: