Foco RS Portal de Notícias da cidade, regiao, estado, pais e mundo

Sabado, 22 de Marco de 2025
MORETO
MORETO

Mundo

EUA impõem tarifas sobre aço e alumínio e impactam exportações brasileiras

EUA impõem tarifas sobre aço e alumínio e impactam exportações brasileiras

Foco RS
Por Foco RS
EUA impõem tarifas sobre aço e alumínio e impactam exportações brasileiras
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Pode ser uma imagem de texto que diz "Venda, Locação, Administração, Avaliação e Regularização de Imóveis 福 Bernardon Imobiliária CRECI/RS26000J Nossos imóveis nas redes sociais: fOimobiliariabernardon Ana Cristina (CRECI/RS:71672F): (54) 9.9690-1656 Moretto (CRECI/RS:60630F): (54) 9.9999-8877"

Entrou em vigor nesta quarta-feira (12) a tarifa de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio nos Estados Unidos, medida assinada um mês atrás pelo presidente Donald Trump. A decisão afeta diretamente grandes parceiros comerciais do país, como Canadá, México e Brasil, que é o segundo maior fornecedor de aço para os EUA.

O setor siderúrgico brasileiro será duramente impactado, já que cerca de 4,1 milhões de toneladas de aço foram exportadas para os Estados Unidos em 2024. Especialistas indicam que a principal consequência será a redução das exportações e a necessidade de redirecionamento da produção.

Leia Também:

Empresas brasileiras voltadas para exportação podem sofrer prejuízos significativos com a queda na demanda externa. Por outro lado, aquelas com foco no mercado interno devem enfrentar um aumento da oferta nacional, o que pode levar à queda de preços e à redução das margens de lucro.

Consequências para o Brasil

Os Estados Unidos importam cerca de 25% do aço consumido internamente, com o Canadá na liderança como principal fornecedor (6 milhões de toneladas), seguido pelo Brasil (4,1 milhões de toneladas) e pelo México (3,2 milhões de toneladas). No caso do alumínio, o Canadá também é o maior exportador, representando 50% das importações norte-americanas.

De acordo com José Luiz Pimenta, especialista em comércio internacional e diretor da BMJ Consultoria, Brasil e Canadá serão os mais afetados com a decisão dos EUA. "Haverá uma queda significativa nas importações norte-americanas de aço desses países, principalmente no curto e médio prazo", alerta.

Diante desse cenário, o Brasil precisará diversificar seus mercados, buscando novos compradores para o aço exportado. No entanto, essa estratégia enfrenta desafios devido à forte presença da China, que domina as exportações globais do setor.

A pesquisadora Lia Valls, do FGV Ibre e professora da UERJ, avalia que, apesar da concorrência, parte do aço brasileiro pode ser absorvida pelo mercado chinês. No entanto, a capacidade da indústria nacional de absorver o excedente interno ainda é incerta, podendo impactar diretamente a economia do setor siderúrgico brasileiro.

Comentários:
Foco RS

Publicado por:

Foco RS

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!