Foco RS Portal de Notícias da cidade, regiao, estado, pais e mundo

Domingo, 23 de Marco de 2025
MORETO
MORETO

Saúde

Navegar na Internet na Meia-Idade Pode Reduzir Risco de Demência, Aponta Estudo

Navegar na Internet na Meia-Idade Pode Reduzir Risco de Demência, Aponta Estudo

Foco RS
Por Foco RS
Navegar na Internet na Meia-Idade Pode Reduzir Risco de Demência, Aponta Estudo
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um estudo recente realizado pela Escola de Medicina da Universidade de Zhejiang, na China, revelou que o uso regular da internet por pessoas na meia-idade pode reduzir significativamente o risco de demência. Segundo os pesquisadores, o efeito protetor é ainda mais pronunciado para aqueles que utilizam smartphones em vez de computadores.

Uma pesquisa publicada no Journal of Medical Internet Research mostrou que, ao longo de uma década, apenas 2,2% dos usuários frequentes da internet desenvolveram demência, em comparação com 5,3% dos não usuários. Os cientistas sugerem que a análise de grandes quantidades de informações online pode beneficiar o cérebro, enquanto o uso de mídias sociais pode ajudar a fortalecer a solidão, um fator de risco conhecido para o declínio cognitivo.

Leia Também:

“O uso da internet tem o potencial de desacelerar o declínio cognitivo relacionado à idade. Pode melhorar a atenção, as habilidades psicomotoras e aumentar a reserva cognitiva. Além disso, atividades online podem criar um sentimento de pertencimento”, explicam os pesquisadores.

Atividades Mentais e Fatores de Prevenção
Os médicos já recomendam hábitos como exercícios regulares, uma dieta balanceada e consumo moderado de álcool para proteger contra a demência. Atividades mentais estimulantes, como quebra-cabeças e palavras cruzadas, também são consideradas benéficas. Agora, o uso da internet pode ser adicionado à lista de práticas que ajudam a preservar a saúde cognitiva.

As descobertas chinesas corroboram um estudo australiano que mostrou que homens com mais de 70 anos que navegam na internet reduziram o risco de Alzheimer em cerca de 50%.

Cenário Brasileiro e Projeções Futuras
No Brasil, cerca de 8,5% da população com 60 anos ou mais convive com demência, o que representa aproximadamente 2,7 milhões de casos, de acordo com o relatório Nacional sobre a Demência: Epidemiologia, (re )conhecimento e projeções futuras , divulgadas este ano pelo Ministério da Saúde. A estimativa é que esse número possa chegar a 5,6 milhões de casos até 2050.

Especialistas destacam que cerca de 45% dos casos de demência poderiam ser prevenidos ou retardados por meio da modificação de fatores de risco, como baixa escolaridade, perda auditiva, hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo, depressão, inatividade física e isolamento social.

Conclusão
Com o envelhecimento da população global, a busca por estratégias eficazes para prevenir o declínio cognitivo torna-se cada vez mais urgente. O uso da internet, aliado a hábitos saudáveis ​​e atividades sociais, pode ser uma ferramenta valiosa nessa luta.

Comentários:
Foco RS

Publicado por:

Foco RS

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!