Devido à previsão de mais chuvas e aumento dos níveis dos rios no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite ordenou, na tarde de segunda-feira (17), o envio de frota e equipes de resgate para atender as regiões com maior risco de transtornos em caso de emergência. A decisão foi tomada durante reunião do Gabinete de Crise, no Centro Administrativo de Contingência (CAC), em Porto Alegre.
As áreas que precisam de mais atenção são os vales do Caí e do Taquari, a Serra e o Litoral Norte. A Defesa Civil estadual emitiu um aviso alertando sobre possíveis eventos extremos até quarta-feira (19/6). Quatro aeronaves, embarcações e agentes militares estão sendo mobilizados para operações de resgate. Três aeronaves são do Rio Grande do Sul e uma é do Estado de São Paulo. O governo gaúcho também buscará apoio das Forças Armadas para disponibilizar mais veículos.
De acordo com as previsões da Defesa Civil estadual, nos vales do Caí e do Taquari há risco de enchentes, enquanto na Serra e no Litoral Norte há risco de deslizamentos. Tropas especializadas em áreas deslizadas e cães de busca também estão sendo enviados.
Além disso, é esperado que chova na Região Metropolitana, mas sem grandes problemas previstos. O Guaíba também não deve atingir a cota de inundação.
No último fim de semana, pelo menos 19 municípios gaúchos foram afetados por chuvas intensas, resultando em alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.
Comentários: