Foco RS Portal de Notícias da cidade, regiao, estado, pais e mundo

Domingo, 23 de Marco de 2025
MORETO
MORETO

Agro

O frio está fazendo com que os fruticultores se mobilizem para proteger seus pomares da geada.

As baixas temperaturas fizeram com que os produtores de frutas do Alto Vale do Rio do Peixe, a maior região de cultivo de frutas de caroço em Santa Catarina, tomassem medidas para proteger suas plantações.

Foco RS
Por Foco RS
O frio está fazendo com que os fruticultores se mobilizem para proteger seus pomares da geada.
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

As temperaturas negativas mobilizaram os fruticultores no Alto Vale do Rio do Peixe, maior região produtora de frutas de caroço de Santa Catarina, para proteger seus pomares de pêssego, nectarina e ameixa. Cidades como Videira, Caçador, Pinheiro Preto, Rio das Antas e Fraiburgo registraram temperaturas abaixo de zero no dia 1º de julho de 2024, o que já havia ocorrido no dia anterior.

As baixas temperaturas e geadas são esperadas e até benéficas para várias frutíferas da região, como pêssegos, ameixas, nectarinas e macieiras. No entanto, dependendo da fase de desenvolvimento das plantas, o frio intenso pode causar danos significativos, especialmente para culturas como o pessegueiro, que já iniciaram a floração e brotação nas variedades mais precoces.

A primeira geada ampla de 2024 causou preocupação entre os produtores, principalmente porque não houve geadas significativas em 2023. Na Estação Experimental da Epagri, localizada no bairro Campina Bella em Videira, o gerente André Kulkamp de Souza comentou sobre as medidas adotadas para proteger as frutas, destacando o sistema de irrigação por aspersão.

Leia Também:

André explicou que o sistema de irrigação por aspersão é crucial para manter os pomares, especialmente de pêssegos, em boas condições, evitando danos causados tanto pelas baixas temperaturas quanto pelo sol intenso que se segue às geadas. O sistema consiste em aspersores que promovem uma "chuva" no pomar na iminência da geada, criando uma lâmina de água sobre as plantas para que elas congelem quando a temperatura chegar a 0°C.

Os fruticultores estão trabalhando para proteger suas safras do frio intenso, especialmente as frutas mais sensíveis como pêssegos, ameixas, nectarinas e pitaia. A expectativa é de mais trabalho e cuidados para garantir a produção no próximo ano.

Somos mais que uma escolha financeira. Aqui, você participa dos resultados financeiros, tem voz ativa nas decisões e contribui para o desenvolvimento da sua região. 💚
Contamos com soluções financeiras completas, crédito facilitado, taxas justas e diversos benefícios exclusivos de uma cooperativa. Sempre próximos de você, buscamos atender da melhor forma possível.
Conte pra gente: em qual cidade você já viu uma cooperativa do Sicoob? 🌿👀🌿
Comentários:
Foco RS

Publicado por:

Foco RS

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!