O prazo para sacar o abono salarial PIS/Pasep 2024 (ano-base 2022) termina nesta sexta-feira, dia 27 de dezembro. Mais de 239 mil trabalhadores ainda não retiraram o benefício. Após essa data, os valores não sacados serão transferidos para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Para recuperar o valor, será necessário fazer uma solicitação ao Ministério do Trabalho e Emprego.
Por lei, o trabalhador tem cinco anos para resgatar o dinheiro, a partir do encerramento do calendário anual. Caso perca o prazo regular, será necessário fazer uma solicitação. Se cumprir o prazo até 27 de dezembro, basta comparecer ao banco para sacar imediatamente, seja na Caixa Econômica Federal (trabalhadores privados) ou no Banco do Brasil (servidores públicos).
O abono salarial é um benefício anual de até um salário mínimo, concedido a trabalhadores que atendam aos requisitos. Para verificar se tem direito ao benefício e como sacá-lo, os trabalhadores podem acessar o site da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, conforme o programa ao qual estão vinculados. Também é possível obter informações através do Alô Trabalho (Disque 158) e nas unidades regionais do Ministério do Trabalho e Emprego.
O pagamento do abono do PIS é liberado automaticamente pela Caixa, de acordo com o mês de aniversário do trabalhador. Já o Pasep é pago diretamente na conta dos clientes do Banco do Brasil, enquanto os demais beneficiários devem ir a uma agência para sacar, apresentando um documento de identificação com foto.
Comentários: